notícias

Candidata ao Comdef quer influenciar no planejamento estratégico do Rio para os grandes eventos

As eleições para a presidência do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdef), que serão realizadas esta semana no Rio, prometem mudar a cara da cidade que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e a Cidade Olímpica nos Jogos de 2016. A candidata única à presidência da entidade, Cinthya Pereira, quer para o Conselho o papel de ator influente nesse processo.

“Até hoje nós fomos um conselho de segunda linha, que não era consultado para nada e não influenciava nenhuma política pública. Agora, quero mudar essa realidade e a cara do Comdef. Queremos ser protagonistas”, promete Cinthya, em entrevista ao Informe do IBDD.

O Comdef é um conselho paritário, com representantes da sociedade civil e do governo, vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Há um acordo entre as partes para que a presidência seja ocupada de forma alternada entre sociedade civil e governo em mandatos de 1 ano. Para estas eleições, o acordo prevê a escolha de um representante da sociedade civil. O governo ficará com a vice-presidência.

A professora Cinthya Pereira, diretora da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (Adverj), que deverá ocupar a presidência, escolheu a transparência e o fortalecimento do Conselho para a sua gestão.

“Quero que as pessoas com deficiência saibam que existe um conselho que poderá receber suas demandas e que, na outra ponta, o governo acolha e nos ouça no planejamento estratégico da cidade”, acrescenta Cinthya, que quer o Conselho participando do projeto de adaptação da reforma do Maracanã e das instalações para os Jogos Olímpicos de 2016.


cynthia pereira
Cinthya Pereira
 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade